O tenista português Jaime Faria garantiu hoje a primeira final de carreira no ATP Challenger Tour, ao derrotar o argentino Roman Burruchaga no Complexo de Ténis do Jamor, onde será consagrado sábado o campeão do Oeiras Open 4.

O lisboeta, número 233 no ranking ATP, conseguiu levar a melhor diante de Burruchaga (149.º), de 22 anos, numa longa batalha de duas horas e 37 minutos, decidida em três sets, pelos parciais de 6-4, 6-7 (5-7) e 6-1.

Depois de ter cedido no encontro de qualificação para a final do Oeiras Open 3, há cerca de um mês no Jamor, Faria hoje não vacilou e, após ter sido ultrapassado no ‘tie-break’ do segundo parcial, elevou o nível, aumentou a intensidade e, impondo duas quebras de serviço ao adversário, não desperdiçou o terceiro ‘match point’ para encerrar o duelo com um terceiro ‘break’.

“Estou muito feliz, acho que consegui passar mais algumas situações aqui que me vão tornar mais forte. Tive um bocadinho ‘flash back’ da última meia-final contra um argentino, em que ganhei o primeiro set, perdi o segundo em ‘tie break’, mas desta vez fui mais feliz no terceiro parcial. São aprendizagens que consegui aplicar da melhor maneira e hoje também aprendi muito. Amanhã [sábado] há mais”, comentou o tenista português

Graças ao triunfo nas meias-finais do torneio organizado pela Federação Portuguesa de Ténis (FPG), Jaime Faria garantiu a entrada no top-200 do ranking mundial, ascendendo virtualmente ao 198.º lugar e tornando-se no número dois nacional, atrás de Nuno Borges.

O atleta do Centro de Alto Rendimento tornou-se assim no 15.º português a atingir uma final challenger, dois meses depois do amigo e habitual parceiro de pares, Henrique Rocha, ter alcançado igual proeza em Múrcia, onde conquistou o título.

No encontro do título do Oeiras Ope 4, Jaime Faria terá pela frente o sueco Elias Ymer (200.º ATP), ex-105 do mundo, que se impôs nas meias-finais ao cazaque Denis Yevseyev (177.º ATP), por 7-5 e 6-2.