O único português ainda no quadro principal de singulares do Oeiras Open 4, Jaime Faria, bateu hoje o brasileiro Gustavo Heide, acendendo aos quartos de final do challenger, que decorre até sábado no Complexo de Ténis do Jamor.

No segundo encontro da jornada de hoje, disputado em português e no ‘court’ central, o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, que ocupa o 233.º lugar no ranking ATP, precisou de apenas uma hora e 22 minutos para eliminar o adversário, por duplo 6-4.

Depois de assegurar na terça-feira a estreia na fase de qualificação de Roland Garros, terceiro ‘major’ da temporada, Jaime Faria, de 20 anos, quebrou o serviço de Heide (182.º ATP) em três ocasiões, uma no primeiro set e duas no segundo parcial, concedendo apenas um ‘break’, para marcar encontro com o austríaco Dennis Novak (192.º ATP), responsável pelo desaire do norte-americano Alex Michelsen (69.º ATP), por 7-6 (7-3) e 6-4.

“Foi um encontro um bocado atípico. Sei que as condições estão difíceis, com o vento, mas eu senti que ao longo do encontro fui controlando o jogo ao longo dos dois sets, porque entrei relativamente bem e a fazer ‘breaks’ ao Gustavo. Para ser sincero, não o conheço muito bem, não sabia que tinha um jogo com menos intensidade ou se calhar está doente, mas pareceu-me um pouco apático e aproveitei”, explicou o lisboeta.

Após as derrotas de Frederico Silva, Henrique Rocha e Gastão Elias na primeira ronda, a representação nacional está agora apenas a cargo de Jaime Faria, semifinalista do Oeiras Open 3, que conquistou hoje o 32.º triunfo da época.