João Domingues levou a melhor no encontro português desta segunda-feira e juntou-se a quatro portugueses no quadro principal de singulares do Braga Open. A quinta edição deste torneio do ATP Challenger Tour é organizada pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Braga e acontece no Clube de Ténis de Braga entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro.

Campeão da prova em 2019, João Domingues (atualmente no 661.º lugar do ranking, mas antigo top 150) registou a segunda vitória da semana ao impor os parciais de 6-1 e 6-3 ao compatriota Tiago Pereira, 10 anos mais novo e na melhor classificação da carreira (924.º).

O duelo de gerações que marcou a jornada desta segunda-feira não fugiu ao favoritismo do oliveirense de 29 anos, que só enfrentou um ponto de break (foi quebrado e esteve a perder por 2-0 no segundo set) e dominou o embate contra o algarvio ao impor a lei da sua direita.

“Consegui cumprir um dos maiores objetivos. Tive dois bons testes e estou satisfeito pela forma como estou a jogar e como lidei com estes dois encontros", afirmou em conferência de imprensa depois de passar com sucesso pela fase de qualificação.

Com o objetivo de "jogar o máximo de encontros possíveis" até ao final da temporada, o próximo passo passa por medir forças com Gerard Campana Lee na primeira ronda do quadro principal. O sul-coreano de apenas 18 anos está no 419.º lugar do ranking e terminou o último ano como número três mundial de juniores depois de vencer o prestigiado Orange Bowl.

A jornada desta segunda-feira também permitiu a João Sousa (287.º) ficar a saber que terá como primeiro adversário o tunisino Moez Echargui (302.º), um dos seis qualifiers.

Gastão Elias (351.º), Henrique Rocha (359.º) e Jaime Faria (482.º) completam a comitiva portuguesa presente no quadro principal de singulares. Todos irão a jogo na terça-feira.

Nos primeiros encontros do quadro principal, o cabeça de cartaz teve de lutar com unhas e dentes para se manter em prova: apesar do enorme favoritismo, o húngaro Zsombor Piros (número 110 mundial) só conseguiu vencer em três sets, por 3-6, 7-5 e 6-3, contra Kilian Feldbausch, jovem suíço de apenas 18 anos que no início da época era o número cinco mundial de juniores.

Pelo caminho ficam dois cabeças de série: o britânico Jan Choinski (terceiro favorito), que perdeu por 1-6, 6-3 e 6-3 com Duje Ajdukovic, e o checo Zdenek Kolar (sétimo), eliminado pelo francês Geoffrey Blancaneaux com os parciais de 7-5, 3-6 e 6-3.