O português João Sousa considerou hoje que fez "um bom encontro" na qualificação para Masters 1000 de Madrid em ténis, frente ao francês Edouard Roger-Vasselin, conseguindo "recuperar bem" de um primeiro ‘set’ perdido.

"Penso que fiz um bom encontro. O primeiro ‘set’ custou-me um bocadinho, mais devido à diferença de condições daqui face ao torneio do Estoril, mas soube lidar bem e recuperar bem do ‘set’ de desvantagem", considerou João Sousa à agência Lusa.

João Sousa ganhou hoje o primeiro de dois jogos da qualificação para o quadro principal do Masters 1000 de Madrid, batendo o francês por 4-6, 6-3 e 6-3.

O atleta português, 57.º do ‘ranking’ mundial, esteve desacertado no primeiro ‘set’, cometendo erros, falhando muitas pancadas de esquerda e primeiros serviços. Sousa apenas ganhou 11 pontos em 17 primeiros serviços no primeiro parcial (uma percentagem de 64%), contra os 78% de Roger-Vasselin.

Essa percentagem de acerto de João Sousa viria a aumentar para 72% no segundo "set" e para 80% no parcial decisivo, o terceiro.

Por outro lado, no primeiro ‘set’, João Sousa apenas ganhou quatro pontos em 19 respostas ao primeiro serviço, uma percentagem de 21%. Com o francês Roger-Vasselin a forçar uma pancada de esquerda que não estava a funcionar, o português chegou mesmo a gritar "Entra! Entra!" em pleno oitavo jogo do primeiro parcial, após mais uma esquerda desastrada.

No segundo ‘set’ a esquerda de Sousa começou mesmo ‘a entrar’, com pancadas para o fundo o court colocadas à linha, perante o desespero de Roger-Vasselin, que apenas decorridos 15 jogos começou a perder a "frieza" que caracterizou todo o seu jogo inicial. O francês começou a perder forças, a falhar bolas e o entusiasmo e maior acerto de João Sousa - apoiado por muitas dezenas de portugueses nas bancadas - acabou por fazer o resto.

"Acabei por jogar a um bom nível e obviamente estou muito contente - depois do desaire no Estoril - por voltar às vitórias. É sempre importante, portanto estou muito contente", considerou ainda o tenista vimaranense.

No domingo, no segundo jogo de acesso ao quatro principal, João Sousa enfrenta o colombiano Alejandro Gonzalez, 14.º pré-designado da qualificação e 106.º do ‘ranking’ mundial, que hoje afastou o francês Kenny de Schepper, pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-4) e 7-6 (7-2).