Os portugueses João Sousa e Pedro Sousa apuraram-se esta terça-feira para a segunda fase do “qualifying” do torneio de ténis de Roland Garros, num dia em que Frederico Gil e Gastão Elias ficaram pelo caminho.

Na estreia no segundo torneio do Grand Slam do ano, João Sousa, terceiro tenista português e 137.º mundial, bateu o sérvio Dusan Lajovic (151.º), por 6-3 e 7-6 (10-8), para assegurar um encontro na segunda ronda da qualificação com o checo Ivo Minar (193.º).

A jogar pela primeira vez no pó de tijolo de Roland Garros, o jogador luso fechou o encontro em 1:48 horas.

Na segunda ronda da qualificação, João Sousa terá a companhia de Pedro Sousa, que entrou no torneio parisiense como “alternate” (suplente), para derrotar Jimmy Wang, de Taiwan, por 3-6, 6-4 e 6-1, em 1:43 horas.

O 246.º jogador da hierarquia irá encontrar o chinês Ze Zhang, 208.º tenista mundial.

De fora do Grand Slam francês está Frederico Gil, que foi eliminado na entrada pelo polaco Jerzy Janowicz, que venceu por 5-7, 6-4 e 6-2.

Sétimo pré-designado, Frederico Gil, 107.º na hierarquia mundial, caiu em 1:43 horas.

«Foi duro, porque ele joga muito e serve bem. E como as condições estavam lentas, porque choveu nos últimos dias, a bola não salta muito e favorece quem tem a altura dele e bate de chapa como ele. Devia ter sido mais sólido no meu jogo agressivo», afirmou Gil.

Igual destino teve Gastão Elias (194.º), que, diante do francês Nicolas Devilder, 281.º tenista mundial, teve a pior estreia possível em Roland Garros, sendo batido em 1:46 horas, pelos parciais de 7-6 (7-5) e 6-4.

A fase prévia de Roland Garros prolonga-se até sexta-feira, dia do sorteio do quadro principal de singulares, no qual Rui Machado teve entrada direta.

No quadro feminino, Michelle Larcher de Brito conheceu hoje a adversária da primeira ronda da qualificação: quarta-feira defronta a alemã Tatjana Malek (163.ª).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.