O tenista João Sousa, o melhor português do "ranking" mundial, admitiu hoje, em Matosinhos, que a reta final desta temporada "não foi tão boa como desejaria", mas sublinhou que o balanço da época é positivo.

"Tive um ano com duas finais e acabei quase no top 50, que era um dos objetivos principais. Foi um ano de aprendizagem, em que só joguei torneios do circuito ATP, ao contrário do ano passado, em que disputei alguns torneios do nível `challenger´", disse o 54.º do "ranking" mundial da modalidade, em declarações à Agência Lusa, antes de uma sessão de autógrafos.

Isto apesar de não ter vencido nenhum encontro nos últimos quatro torneios da época. "No ano passado, fiz um final de temporada muito bom e, se calhar, as pessoas comparam esses resultados com os desta temporada. O final deste ano pode não ter sido tão bom como desejaria, mas, no geral, estou contente com os resultados obtidos", salientou.

Quanto à nova época, que arranca, a nível oficial, no início de 2015, disse que ainda não dedicou muito tempo a pensar nisso, uma vez que se encontra de férias, mas admite que o grande objetivo passa por se manter "no top do ténis mundial, continuar a disputar o circuito ATP e continuar a melhorar como jogador".

Depois de, em 2013, ter vencido em Kuala Lumpur e se ter tornado no primeiro tenista português de sempre a vencer um troféu do circuito ATP, admite que "gostaria de vencer mais torneios", até para "continuar a dar alegrias" às pessoas que o apoiam, mas ressalva que se trata de um "objetivo difícil" e que, a acontecer, será uma "grande conquista".

Frisando que está a viver um dos seus sonhos, por estar a "jogar ténis ao mais alto nível", João Sousa fez ainda um prognóstico quanto ao desfecho dos Campeonatos Finais do ATP: "Gostaria imenso que ganhasse Roger Federer, mas penso que será Novak Djokovic".

De férias desde o final de outubro, quando disputou o último torneio da temporada (Masters 1.000 de Paris), João Sousa regressa aos treinos na segunda-feira, sendo que o primeiro encontro do circuito ATP da nova época está agendado para 5 de janeiro.