O tenista português João Sousa mostrou-se hoje “muito contente” pela qualificação para os oitavos de final do Masters 1000 de Miami, num encontro em que precisou de “muito esforço mental” para vencer o norte-americano Jared Donaldson.

O número um português e 80.º do mundo precisou de uma hora e 55 minutos para afastar Donaldson, 49.º, por 1-6, 6-3, 6-4, apurando-se pela primeira vez para os oitavos de final em Miami.

“Muito contente pela vitória de hoje. Mais uma vitória num Masters 1000. Não comecei da melhor forma, um pouco nervoso, um pouco apático, mas muito contente por dar a volta a um resultado desfavorável, por ter conseguido fazer um 'reset' e começar a ser mais agressivo. A chave do encontro esteve a nível mental”, assumiu João Sousa.

Em declarações à sua assessoria de imprensa, o vimaranense considerou que Donaldson “jogou muito bem taticamente”, não o deixando ser agressivo nem permitindo que comandasse os pontos.

“Mas depois no segundo 'set' mudei taticamente e comecei a ser mais agressivo, mas acutilante, um pouco mais fiel ao meu estilo de jogo. Daí a minha vitória de hoje. Estou muito contente. Foi preciso muito esforço mental para a dar a volta a um resultado desfavorável”, referiu.

João Sousa agradeceu ainda o apoio de “muitos portugueses” em Miami, considerando que “o apoio deles foi importantíssimo”.

O vimaranense qualificou-se pela segunda vez para os oitavos de final de um torneio da categoria Masters 1000, depois de em 2016 ter atingido os ‘quartos’ em Madrid.

Na próxima ronda, o português vai defrontar o sul-coreano Hyeon Chung, 19.º cabeça de série, que hoje afastou o norte-americano Michael Mmoh, por 6-1, 6-1, em 63 minutos.