O tenista português João Sousa lamentou hoje as “condições muito difíceis” que encontrou na primeira ronda do ATP 500 de Tóquio, frente ao japonês Yoshihito Nishioka, que se impôs em dois ‘sets’, por 7-5 e 6-3.

"A verdade é que as condições foram muito difíceis para mim. Tive pouco tempo de adaptação. Infelizmente, colocaram-me a jogar na segunda-feira e só tive um dia de adaptação. Mas, sem querer que sirva de desculpa, as condições aqui são muito difíceis para o meu estilo de jogo. A bola é bastante lenta e há muita humidade. Estas condições favorecem bastante o estilo de jogo do meu adversário, que está a jogar em casa", defendeu o vimaranense, de 30 anos.

Apesar da derrota diante o japonês, 77.º colocado do ranking mundial, João Sousa lembra ter criado algumas oportunidades para fechar favoravelmente o primeiro ‘set', que acabou por cair para o lado do adversário.

"Penso que ele fez um bom encontro e, independentemente das condições, tive as minhas oportunidades. Estive com 5-4, a servir, e não consegui aproveitar esse ‘break' de vantagem. E depois, no segundo ‘set', ele voltou a fazer-me um ‘break' e manteve o jogo o jogo de serviço. Mérito dele que jogou um bom encontro", frisou o número um português, 62.º classificado na hierarquia mundial.