A russa Maria Sharapova ganhou hoje o Open de Madrid em ténis, ao bater na final a romena Simona Halep e "quebrando o enguiço" no torneio da capital espanhola, onde em 2013 perdeu na partida decisiva.
Sharapova, que hoje entrou mal na partida da final, cedendo o primeiro "set" por claros 1-6, acabaria por assentar o seu jogo, ganhando os dois últimos parciais por 6-2 e 6-3.
Halep, a primeira romena a chegar a uma final do Open de Madrid, massacrou a esquerda da russa no primeiro "set", no qual Sharapova ainda "ofereceu" quatro duplas faltas. Após 32 minutos de erros e quebras de serviço de Sharapova, a romena parecia lançada para a vitória.
Mas, Maria Sharapova acalmou-se, recuperou concentração e quebrou o serviço de Halep nos primeiros jogos do segundo parcial, que acabaria por vencer em 43 minutos.
Com a partida empatada em "sets", a tenista russa dominou com tranquilidade, beneficiando também de problemas físicos de Halep na região abdominal, que lhe afetavam a pancada, especialmente o serviço.
Sharapova também conseguiu o feito de dar volta a um "set" inicial perdido na final de um grande torneio. Na história dos torneios Premier (como o de Madrid), apenas a norte-americana Serena Williams (com quem perdeu a final de Madrid em 2013) o tinha feito, na final de Miami de 2013, quando derrotou a polaca Agnieszka Radwanska por 4-6, 6-3 e 6-0.
A vitória em Madrid foi o 31.º título da tenista siberiana e o segundo este ano, depois do triunfo em Estugarda.
A russa vai subir dois lugares no ranking mundial WTA na segunda-feira, para o sétimo lugar. Já Halep, que nas três edições anteriores em Madrid tinha sempre caído na primeira ronda, vai manter-se na quinta posição.