O campeão do Open dos Estados Unidos, Daniil Medvedev, encurtou a distância que o separa de Novak Djokovic no ‘ranking’ mundial de ténis, mas mantém-se atrás do líder sérvio, que falhou domingo a conquista do 21.º ‘major’ da carreira.

O jovem russo, de 25 anos, alcançou o seu primeiro título do Grand Slam, em Nova Iorque, e impediu Novak Djokovic de escrever nova página na história do ténis mundial, mas na hierarquia ATP, atualizada hoje, permanece na segunda posição, embora a uma distância mais curta.

No rescaldo do último ‘major’ da temporada, o ‘top 10’ do ‘ranking’ ATP sofreu, contudo, várias alterações, entre as quais a subida do russo Andrey Rublev ao quinto lugar, registando hoje o seu melhor ‘ranking’ de sempre

Já o austríaco Dominic Thiem, que por estar lesionado no pulso direito não defendeu o título conquistado há um ano em Flushing Meadows, desceu ao oitavo posto, ao passo que o espanhol Rafael Nadal, também ausente do Open dos Estados Unidos devido a uma mazela no pé direito, caiu para a sexta posição.

No sentido inverso, o italiano Matteo Berrettini, quarto finalista em Nova Iorque, subiu um degrau e é sétimo colocado, assim como norueguês Casper Ruud conseguiu ascender uma posição e alcançar o décimo lugar, logo atrás do suíço Roger Federer, também ausente dos ‘courts’ com uma lesão no joelho direto.

Entre os portugueses, Pedro Sousa mantém-se como número um, ao figurar no 127.º lugar na hierarquia mundial, enquanto João Sousa é número 150 e Frederico Silva 184.º colocado, após descer esta semana quatro posições.

Gastão Elias, por sua vez, após ter disputado a terceira ronda da fase de qualificação em Flushing Meadows, trepou 17 posições e está no 215.º posto, ao passo que João Domingues é 242.º classificado. Nuno Borges, no 271.º lugar, é o último jogador português entre o ‘top 300’ mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.