A tenista portuguesa Michelle Larcher de Brito vai assinalar segunda-feira a estreia absoluta no quadro principal do Open da Austrália, primeiro “Grand Slam” do ano, frente à russa Ekaterina Makarova, 19.ª cabeça de série.
Michelle Brito, a quem só faltava o Open da Austrália como “major” no currículo, garantiu a presença no quadro principal depois de bater hoje a sul-africana Chanel Simmonds na última ronda do “qualifying”.
Uma vitória em três “sets”, pelos parciais de 6-4, 1-6 e 6-8 ofereceram à número dois portuguesa uma vaga no quadro principal e o reencontro com Makarova, que tem na Austrália a melhor prestação num “Grand Slam” (chegou aos quartos de final no ano passado).
Makarova não é uma desconhecida para Brito, que venceu o único frente a frente no circuito profissional, na edição de 2008 do torneio de Miami. Nessa altura, a portuguesa bateu a russa em três “sets”, pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-3) e 6-3.
Tal como Michelle Brito, também Maria João Koehler garantiu hoje a passagem ao quadro principal, repetindo o feito do ano passado.
A número um portuguesa, 128.ª do Mundo, vai defrontar, também na segunda-feira, a italiana Karin Knapp, jogadora com quem se cruza pela quinta vez.
No histórico dos confrontos com Knapp, que também teve de passar o “qualifying”, Koehler leva vantagem, tendo ganho três dos quatro embates, todos em superfície de terra batida.
João Sousa, o número um português, só deverá entrar em ação na terça-feira. Com entrada direta no quadro principal, o 100.º jogador do “ranking” estreia-se em Melbourne o “wild card” australiano John-Patrick Smith (245.º).
Parece não ser uma tarefa problemática, o mesmo não se pode dizer da segunda ronda, onde poderá encontrar o número três mundial, o britânico Andy Murray.