A tenista norte-americana Serena Williams segue imparável na sua defesa do título feminino no Open dos Estados Unidos, enquanto o campeão masculino, o britânico Andy Murray, teve de conseguir uma reviravolta para chegar aos quartos de final.

Frente à espanhola Carla Suarez Navarro, 18.ª cabeça de série e finalista do Portugal Open de 2013, a número um mundial foi impiedosa, aplicando-lhe um “bicicleta” (6-0, 6-0) para chegar às meias-finais.

«Espero que este não seja o meu melhor ténis. Há sempre espaço para melhorar. As condições estavam difíceis, por causa do vento e ela [a adversária] não jogou ao seu nível. Mas eu como já jogo este torneio há 50 anos, já estou habituada às condições», disse, brincando, a norte-americana, que faz 32 anos no final do mês e que procura o 13.º troféu do Grand Slam.

Nas meias-finais, Serena Williams vai defrontar a Li Na, quinta pré-designada e primeira chinesa a atingir esta fase em Flushing Meadows.

No quadro masculino, o detentor do troféu sentiu mais dificuldades para chegar aos quartos de final, pois o britânico Andy Murray, terceiro cabeça de série, precisou de dar a volta ao encontro com o uzbeque Denis Istomin, para vencer por 6-7 (5-7), 6-1, 6-4, 6-4.

«Foi difícil com a brisa forte e ambos sentimos dificuldades no nosso ‘timing’. Tentei controlar mais os pontos depois do primeiro ‘set’ quando tinha o vento a meu favor e usar mais a minha direita», referiu Murray.

Para atingir as meias-finais, Murray vai ter de ultrapassar o suíço Stanislas Wawrinka, nono favorito e vencedor do Portugal Open, que afastou o checo Thomas Berdych, quinto, por 3-6, 6-1, 7-6 (8-6), 6-2.

O português Frederico Silva foi eliminado no quadro de singulares de juniores pelo russo Daniil Medvedev (6-4, 6-4), mas garantiu a presença na segunda ronda de pares, ao lado do francês Quentin Halys, derrotando os australianos Harry Bourchier e Bradley Mousley, por 7-5, 6-4.