O tenista português André Gaspar Murta caiu hoje na primeira ronda do Lisboa Belém Open, ao ser derrotado pelo espanhol Roberto Carballés Baena, sexto cabeça de série, em três ‘sets’.

O ‘wild card’ luso ainda ameaçou tornar-se na grande sensação da primeira ronda do novo ‘challenger’ lisboeta, mas acabou derrotado pelo 137.º jogador do ‘ranking’ mundial, pelos parciais de 5-7, 6-2 e 6-2, em duas horas e 10 minutos.

Os primeiros sinais dados pelo 563.º tenista mundial indiciavam que o favoritismo do espanhol se iria confirmar facilmente, contudo o português foi capaz de recuperar da quebra de serviço sofrida na entrada do primeiro ‘set’ e de uma desvantagem de 0-2 para empatar o marcador.

A servir bem e rápido – da sua raquete saíram vários serviços acima dos 210 km/h -, aquele que chegou a ser internacional português na Taça Davis empurrou o primeiro parcial para a fase decisiva e controlou os pontos do 12.º jogo para conquistar dois ‘set points’.

Depois de desperdiçar os primeiros dois com erros, Murta conseguiu fechar, à terceira, o ‘set’ com 7-5. O ‘convidado’ da organização pediu então uma ida à casa de banho e, no regresso ao ‘court’, sofreu de imediato o ‘break’, sendo assistido logo de seguida pelo médico.

Em desvantagem, o 563.º criou sérias dificuldades ao sexto pré-designado, que, apesar de muito inconstante no serviço, acabou não só por segurar o ‘break’, como por somar outro para vencer o segundo parcial por 6-2.

Ainda que a jogar vários furos abaixo do seu nível habitual, Carballés Baena fez valer a sua maior experiência, sendo mais certeiro nos momentos cruciais, para, diante de um Murta já fora do encontro, se impor no terceiro ‘set’ por 6-2.