E pronto, a lenda despediu-se. Roger Federer disputou esta noite, em Londres, na O2 Arena, o seu último encontro como tenista profissional.

O tenista helvético jogou ao lado do amigo e arqui-rival Rafael Nadal com as cores da Europa frente a Sock e Riafoe, em representação do Resto do Mundo, em partida da Laver Cup e despediu-se com muitos sorrisos, momentos de grande nível, mas com uma derrota.

Num jogo em que, apesar de ser a contar, o resultado era o menos importante e a notícia seria sempre o adeus de Federer, houve boa disposição, momentos insólitos e pontos de grande nível.

Mas o triunfo acabou por não sorrir à dupla de sonho formada por Federer e Nadal, que começou por triunfar por 6-4 no primeiro set. Depois, porém, o segundo set foi a um 'tie break' em que Sock e Tiafoe levaram a melhor.

A decisão seguiu, assim, para um 'super tie break' e, aí, o equilíbrio foi a nota dominante até ao fim, mas com a dupla do Resto do Mundo a levar a melhor por 11-9. Ovacionado por todos, e ao som de Coldplay, Federer não conseguiu conter as lágrimas...

Veja as melhores imagens da 'última dança' de Roger Federer