O tenista espanhol Rafael Nadal, que vai 'pendurar a raquete' após a Taça Davis, garantiu que sua participação na fase final do torneio, que acontece esta semana em Málaga, no sul da Espanha, tem como objetivo "ajudar a equipa a ganhar", sem confirmar se vai ou não jogar.

"Não estou aqui para me reformar. Estou aqui para ajudar a equipa a ganhar. É minha última semana numa competição por equipas e o mais importante é ajudar a equipa. As emoções chegarão no final. Antes e depois, estarei focado no que tenho que fazer", explicou Nadal em conferência de imprensa.

O ex-número 1 do mundo ainda não sabe se o capitão David Ferrer vai colocá-lo a jogar: "Se couber a mim estar em campo, farei isso com o maior entusiasmo e determinação. Tudo o resto é trabalho de David, que tomará as decisões que ele considere melhores para a equipa."

Sobre a sua iminente despedida, Nadal explicou que a encara com normalidade. "Acho que a vida continua e todos os jogadores passam por este processo. Sou mais um que vai fazer uma mudança na sua vida. Vou desfrutar do desporto de uma outra forma", indicou.