O tenista Kei Nishikori, que no domingo abandonou a final do Open de Madrid por lesão, tornou-se hoje o primeiro japonês a estar entre os 10 melhores do mundo, numa lista que continua a ser liderada pelo espanhol Rafael Nadal.

O nipónico abandonou a final no terceiro "set", quando os parciais estavam em 2-6, 6-4 e 3-0, devido a uma lesão nas costas, mas a presença no encontro decisivo, frente a Nadal, permitiu-lhe ascender três lugares no “ranking”, saltando para o nono posto.

No topo da tabela não se verificaram alterações, com Rafael Nadal, a consolidar a liderança, seguido do sérvio Novak Djokovic e do suíço Stanislas Wawrinkka, segundo e terceiro, respetivamente.

O português João Sousa, que esta semana foi eliminado na primeira ronda do torneio de Roma, desceu do 40.º para o 41.º lugar, mas continua a ser o único luso no “top-100”.

Gastão Elias, que há duas semanas chegou aos quartos de final do Portugal Open, subiu um lugar, ocupando agora o 181.º posto.

No “ranking” feminino, liderado pela norte-americana Serena Williams, a russa Maria Sharapova, vencedora do Open de Madrid, ascendeu do 9.º para o 7.º lugar.

Atrás de Serena Williams, seguem a chinesa Na Li, segunda, e a polaca Agnieszka Radwanska, terceira.

Michelle Brito continua a ser a melhor portuguesa, no 118.º posto, seguida de Maria João Koehler que subiu do lugar 213 para o 208.