O japonês Kei Nishikori protagonizou hoje a primeira surpresa do Masters de Londres em ténis, ao derrotar o escocês Andy Murray, na primeira jornada da prova.

Primeiro asiático a marcar presença na prova que encerra a temporada de ténis, Nishikori continua a surpreender e hoje não deu hipóteses ao britânico, vencendo por duplo 6-4.

O escocês, de 27 anos e número seis do mundo, não conseguiu dar seguimento ao bom arranque deste outuno - esteve parado a recuperar de lesão - e saiu derrotado frente ao nipõnico, quinto jogador da hierarquia mundial.

Nishikori, de 24 anos e finalista do US Open, conseguiu finalmente chegar ao triunfo diante de Murray, depois de ter perdido as três anteriores tentativas.

No outro encontro da primeira jornada do grupo B da prova, o suíço Roger Federer, número dois do mundo, desembaraçou-se do canadiano Milos Raonic igualmente em dois "sets", por 6-1 e 7-6 (7-0).

Federer continua assim na quase impossível tentativa de chegar ao final do ano como o mais velho número um mundial, tendo para já derrotado um adversáriou que o tinha batido recentemente.