A próxima época de ténis vai começar com um novo evento misto, a United Cup, organizada na Austrália entre 29 de dezembro e 08 de janeiro, anunciaram hoje as associações internacionais masculina e feminina (ATP e WTA).

A United Cup vai contar com 15 milhões de dólares (15 milhões de euros) em prémios e permitirá pontuar para o ranking mundial, adiantaram as autoridades que regem os circuitos masculino e feminino da elite do ténis mundial.

Dividida entre Brisbane, Perth e Sydney, a nova prova vai contar com 18 países, cada um representado por um máximo de oito jogadores (quatro homens e quatro mulheres).

Segundo as regras, a competição vai contar com uma primeira fase (29 de dezembro a 04 de janeiro) com os 18 países divididos em seis grupos de três, com dois representantes masculinos, duas femininas e uma dupla mista.

As cidades de Brisbane, Perth e Sydney vão receber, cada uma, dois jogos dos seis grupos.

Em cada uma das três cidades, os vencedores dos dois grupos vão defrontar-se e os três países mais bem classificados vão disputar a próxima fase em Sydney (06 a 08 de janeiro). Um quarto país, o melhor classificado na primeira fase, vai completar a 'final four'.

A final está agendada para o dia 8 de janeiro, oito dias antes do início do Open da Austrália, primeira prova de Grand Slam da nova época.

"A United Cup é uma colaboração importante e estratégica entre a WTA, a ATP e a Federação Australiana de Ténis, que reflete um compromisso contínuo com o desenvolvimento do nosso desporto", comentou o líder da Associação de Ténis Feminino (WTA), Steve Simon.

Por seu turno, o presidente da Associação de Profissionais de Ténis (ATP), Andrea Gaudenzi, apontou para o entusiasmo "em ver os melhores jogadores masculinos e femininos, com pontos ATP e WTA em jogo, para começar a temporada como nunca antes”.