A italiana Flavia Pennetta e a alemã Angelique Kerber garantiram hoje a presença no Masters feminino de ténis, deixando apenas um lugar em aberto para Singapura.

A campeã do Open dos Estados Unidos confirmou a presença no Masters ao vencer, na segunda ronda do torneio de Moscovo, a russa Daria Gavrilova, por 6-2 e 6-4.

Com a passagem aos ‘quartos’, a veterana italiana, que anunciou que iria abandonar a modalidade na cerimónia de entrega de prémios do ‘Grand Slam’ norte-americano, soma agora 3.252 pontos, o que assegura matematicamente a sua presença no torneio que reunirá, entre 25 de outubro e 01 de novembro, em Singapura, as oito melhores tenistas do ano.

Flavia Pennetta, que pediu um ‘wild-card’ para Moscovo para conseguir lutar pela presença no Masters, beneficiou ainda da derrota, minutos antes, de Lucie Safarova.

A eliminação da checa na segunda ronda ‘apurou’ igualmente Angelique Kerber, que tem 3.400 pontos no ‘ranking’, mais 179 pontos do que a atual número oito mundial.

Com sete das oito vagas para o Masters de Singapura já preenchidas – as outras ‘melhores’ são a romena Simona Halep, a espanhola Garbiñe Muguruza, a russa Maria Sharapova, a checa Petra Kvitova e a polaca Agnieszka Radwanska -, serão Carla Suárez, Karolina Pliskova e Lucie Safarova a lutar pelo último posto.

As contas dizem que Safarova estará na competição que encerra a temporada se Carla Suárez Navarro perder antes da final e Karolina Pliskova não ganhar o título, com a espanhola a qualificar-se se vencer o torneio ou chegar à final e Pliskova não erguer o troféu.