Portugal terminou hoje empatado com a Eslováquia no arranque no “play-off” de manutenção no Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis em ténis, que decorre em Bratislava.

O dia começou mal para a equipa lusa, com Gastão Elias, 154.º do “ranking” mundial, a cair perante Martin Klizan (46.º), o jogador que derrotou o francês Jo-Wilfred Tsonga no Open dos Estados Unidos.

Gastão Elias perdeu em quatro “sets”, com os parciais de 3-6, 6-2, 7-6 (7-4) e 6-2, mas João Sousa, no segundo encontro do dia, acabou por refazer a igualdade na eliminatória, disputado em piso rápido ‘indoor’, suerfície da preferência dos eslovacos.

O tenista vimaranense, melhor português do ranking (107.º), surpreendeu Lukas Lacko (57.º) e despachou o rival eslovaco em apenas três “sets”, por 6-4, 6-3 e 6-3.

Com a eliminatória empatada, no sábado realiza-se o habitual encontro de pares, que irá colocar Gastão Elias e João Sousa frente à dupla formada por Filip Polasek e Michal Mertinak.

Para domingo estão agendados os dois últimos encontros de singulares, nos quais Klizan joga com João Sousa e Lacko enfrenta Gastão Elias ou Pedro Sousa (225.º). O estreante João Domingues (1.178.º) também integra a equipa portuguesa.

Portugal não pode contar com Rui Machado, que recuperou recentemente de uma lesão, nem com Frederico Gil, que pediu dispensa por não se encontrar nas melhores condições físicas.