Portugal terminou hoje empatado com a Eslováquia no arranque no “play-off” de manutenção no Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis em ténis, que decorre em Bratislava.
O dia começou mal para a equipa lusa, com Gastão Elias, 154.º do “ranking” mundial, a cair perante Martin Klizan (46.º), o jogador que derrotou o francês Jo-Wilfred Tsonga no Open dos Estados Unidos.
Gastão Elias perdeu em quatro “sets”, com os parciais de 3-6, 6-2, 7-6 (7-4) e 6-2, mas João Sousa, no segundo encontro do dia, acabou por refazer a igualdade na eliminatória, disputado em piso rápido ‘indoor’, suerfície da preferência dos eslovacos.
O tenista vimaranense, melhor português do ranking (107.º), surpreendeu Lukas Lacko (57.º) e despachou o rival eslovaco em apenas três “sets”, por 6-4, 6-3 e 6-3.
Com a eliminatória empatada, no sábado realiza-se o habitual encontro de pares, que irá colocar Gastão Elias e João Sousa frente à dupla formada por Filip Polasek e Michal Mertinak.
Para domingo estão agendados os dois últimos encontros de singulares, nos quais Klizan joga com João Sousa e Lacko enfrenta Gastão Elias ou Pedro Sousa (225.º). O estreante João Domingues (1.178.º) também integra a equipa portuguesa.
Portugal não pode contar com Rui Machado, que recuperou recentemente de uma lesão, nem com Frederico Gil, que pediu dispensa por não se encontrar nas melhores condições físicas.
Comentários