Portugal perdeu hoje por 3-0 com a Grã-Bretanha, na primeira jornada da Pool C do Grupo I da zona euro-africana da Fed Cup em ténis, a decorrer em Tallin, na Estónia.

No primeiro encontro de singulares do dia, Inês Murta, 546.ª tenista mundial, não resistiu à segunda melhor jogadora britânica, Heather Watson (72.º), perdendo por duplo 6-1, em 57 minutos.

No embate entre as números um nacionais, Michelle Larcher de Brito (246.º do ‘ranking’) não teve argumentos para resistir a Johanna Konta, número dez mundial, caindo com os parciais de 6-2 e 6-4, em uma hora e 19 minutos.

Num encontro que servia apenas para cumprir calendário, depois de a Grã-Bretanha vencer os dois primeiros embates de singulares, Jocelyn Rae e Laura Robson deram mais um ponto à sua seleção ao derrotarem Michelle Larcher de Brito e Inês Murta, por 6-2 e 6-3, em exatamente uma hora de jogo.

Na Pool C do Grupo I, Portugal defronta na quinta-feira a Turquia e na sexta a seleção da Letónia.

O primeiro classificado do grupo vai discutir a subida ao ‘play-off’ do Grupo Mundial, com a última seleção a ter de lutar pela repescagem.