Portugal ficou sem representantes no “top-100” do circuito mundial de ténis masculino (ATP Tour), depois da “queda” de 22 lugares de Rui Machado, que figura esta semana na posição 120 do Mundo.

Numa classificação mundial que continua a ser liderada pelo suíço Roger Federer, que soma a 288.ª semana no comando da hierarquia, a maior alteração no topo da lista foi protagonizada pelo argentino Juan Monaco, que fecha agora o restrito grupo dos 10 melhores.

Monaco deu um salto de quatro lugares com a vitória de domingo no torneio de Hamburgo, desalojando do décimo lugar o espanhol Nicolas Almagro, eliminado precisamente pelo argentino nas meias-finais do torneio alemão.

Na contagem portuguesa, Frederico Gil desceu dois lugares, mas voltou a ser o mais cotado tenista de Portugal, ocupando a posição 113, sete posições acima de Rui Machado, que este ano ganhou apenas um dos 14 confrontos disputados no circuito principal.

Em femininos, o “ranking” continua a ser comandado pela bielorrussa Viktoria Azarenka, mas a principal subida pertenceu à eslovaca Dominika Cibulkova, “promovida” do 14.º para o 13.º posto depois da vitória no torneio californiano de Carlsbad.

Entre as portuguesas, Michelle Brito, que passou o “qualifying” de Carlsbad mas foi afastada logo na primeira ronda do quadro principal, subiu uma posição e surge agora no lugar 130 do Mundo.