O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) considerou que a vitória de Nuno Borges no torneio sueco de Bastad, frente ao espanhol Rafael Nadal, tornou este domingo num “dia muito feliz para o ténis português”.

“Hoje, é um dia muito feliz para o ténis português, obviamente. O Nuno tem vindo a ter uma ascensão grande nos últimos anos e isto é o corolário de um trabalho muito sério que está a fazer e de muito empenho, portanto, estou muito contente”, afirmou Vasco Costa, em declarações à agência Lusa.

Veja as melhores imagens da vitória de Nuno Borges

Nuno Borges conquistou hoje, pela primeira vez, um torneio ATP, ao vencer em dois sets o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo, em Bastad, em uma hora e 27 minutos, por 6-3 e 6-2.

O tenista natural da Maia, número um nacional e 51.º do mundo, vai conseguir, na segunda-feira, na próxima atualização, a sua melhor classificação de sempre no ranking.

“Com esta vitória, vai bater o seu recorde em termos de ranking, subindo ao lugar 42 na próxima segunda-feira e, portanto, acho que é um momento muito importante para o ténis português”, sublinhou o presidente da FPT.

Vasco Costa já teve oportunidade de felicitar Borges, que se tornou no segundo português a vencer um título no circuito mundial, depois de João Sousa erguer quatro troféus ATP, em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015), Estoril Open (2018) e Pune (2022).

“Sim, já falei com ele, telefonicamente, e com os pais. É um dia histórico para ele, com a primeira final ATP, a primeira final que ganha no ATP e, ainda por cima, contra uma figura mítica do ténis mundial, que é o Rafael Nadal. Como se percebe, a emoção é muito grande”, detalhou.

Nuno Borges vai ser o único representante luso no torneio olímpico de singulares, alinhando ainda, com Francisco Cabral, no torneio de pares em Paris2024, deixando o líder federativo confiante.

“Estou confiante numa boa prestação, porque já sabemos que não é fácil chegar às medalhas. Estão lá os melhores jogadores do mundo e, portanto, diria que é um torneio muito competitivo, mas obviamente que esta vitória dará com certeza confiança ao Nuno para fazer uma boa prestação”, assegurou.

Vasco Costa cumpre o terceiro e último mandato à frente da FPT, tendo todos os cinco títulos ATP sido conquistados sob a sua liderança da modalidade, que, segundo o próprio, evoluiu muito ultimamente.

“Eu penso que a modalidade evoluiu muito nos últimos anos, não só ao nível dos nossos jogadores. No passado só tínhamos dois ou três e, agora, temos muitos mais com resultados interessantes, por isso, tenho a certeza de que, no futuro, continuará a evoluir também”, rematou.