A República Checa está a uma vitória de revalidar o título da Taça Davis, depois de hoje se ter colocado em vantagem na final com a vitória no encontro de pares frente à Sérvia (2-1), em Belgrado.

Como era esperado, Berdych e Stepanek superiorizaram-se aos sérvios com naturalidade, somando a sua 15.ª vitória em 16 encontros de pares na Taça Davis, e deram um grande passo para a revalidação do título.

No primeiro encontro de singulares de domingo, o sérvio Novak Djokovic, segundo do “ranking” mundial ATP e recém-vencedor do Masters, enfrenta Berdych, sétimo da hierarquia, num encontro que, teoricamente, poderá dar a igualdade à Sérvia.

Assim, a grande decisão ficaria adiada para o quinto encontro, quando Stepanek (44.º) defrontar Dusan Lajovic (117.º), num embate em que o favoritismo pende para o checo.

Um encontro de hoje, na Arena de Belgrado, serviu ainda para a Federação Internacional homenagear o sérvio Nenad Zimonjic, que aos 37 anos e 166 dias, se tornou o tenista mais velho a disputar uma final da Taça Davis, desde a criação do grupo Mundial em 1981.