Nuno Borges, melhor tenista português da atualidade, seguiu na terça-feira sem dificuldades para a segunda ronda do US Open, assim como o italiano Jannik Sinner, líder do ranking mundial, no seu primeiro encontro desde o caso de doping.
Foi um dia sem grandes surpresas também no quadro feminino, com a polaca Iga Swiatek, número um no circuito WTA, a ter caminho livre no quarto e último Grand Slam da temporada.
34.º do ranking mundial, Nuno Borges assegurou a presença na segunda ronda do US Open ao bater o argentino Federico Coria, 79.º da hierarquia, em três sets, com os parciais de 6-2, 6-4 e 6-1, em uma hora e 42 minutos.
Esta é a segunda vez que Borges alcança a segunda ronda em Flushing Meadows, algo que já tinha conseguido em 2022.
Na próxima ronda, o jogador luso vai defrontar o australiano Thanasi Kokkinakis, 86.º do mundo, que afastou o grego Stefanos Tsitsipas, 11.º jogador do ranking mundial.
No seu currículo, Borges venceu o único duelo que teve com o australiano, nos quartos de final do Challenger 175 de Phoenix, em março deste ano.
Por seu lado, Sinner, depois de ter sido ilibado por dois testes antidoping positivos, ainda cedeu o primeiro set perante o norte-americano Mackenzie McDonald, 140.º do ranking, mas acabou por triunfar por 3-1, com os parciais de 2-6, 6-2, 6-1 e 6-2.
Na prova masculina, destaque ainda para o russo Daniil Medvedev, campeão do US Open em 2021 e quinto cabeça de série, que bateu o sérvio Dusan Lajovic, 66.º do ranking, em três sets (6-3, 3-6, 6-3 e 6-1).
No circuito feminino, Swiatek está na segunda ronda, ao derrotar a russa Kamilla Rakhimova, 104.º da hierarquia, em dois sets, por 6-4 e 7-6 (8-6), em perto de duas horas de encontro.
Na próxima ronda, a tenista polaca vai medir forças com a japonesa Ena Shibahara, número 217 do mundo, e que provém da fase de qualificação.
A japonesa Naomi Osaka, vencedora em 2018 e 2020, mas atualmente no 88.º posto do ranking WTA, bateu a letã Jelena Ostapenko, 10.ª, em dois sets, por 6-3 e 6-2.
Comentários