O suíço Roger Federer, detentor do título, colocou-se hoje a um ‘passo’ do seu 20.º título do ‘Grand Slam’, ao qualificar-se para a final do Open da Austrália, beneficiando da lesão do sul-coreano Chung Hyeon.

Na 30.ª final de um dos ‘quatro grandes’ na sua carreira, Federer, que vencia por 6-1 e 5-2 na altura em que Chung abandonou, vai medir forças com o croata Marin Cilic, que se qualificou na quinta-feira após a desistência do espanhol Rafael Nadal.

“Sabia que ele já tinha tido problemas no pé antes deste jogo. Deve ter sofrido desde o início, mas não o demonstrou e isso é algo que admiro. Comecei depois a ver que estava a sofrer cada vez mais”, afirmou Federer, elogiando a coragem do adversário.

Por seu lado, e depois de, aos 21 anos, ter sido obrigado a desistir da sua primeira meia-final de um torneio do ‘Grand Slam’, após pouco mais de uma hora no ‘court’, o sul-coreano estava, obviamente, desolado.

“Doeu muito, agora nem consigo andar”, lamentou Chung, acrescentando: “Fiz o que tinha de fazer. Não era bom para os espetadores que eu continuasse nas condições em que estava. Não conseguia jogar ténis”.

O sul-coreano ainda foi assistido no ‘court’, mas, dois jogos depois e a um de perder o segundo ‘set’, teve mesmo de abandonar, colocando, desde logo, Federer, que disputava a sua 43.ª meia-final de um torneio do ‘Grand Slam’, na sua 30.ª final de um ’major’ e sétima na Austrália.

Nas seis finais anteriores, o helvético, de 36 anos, venceu cinco, em 2004, 2006, 2007, 2010 e 2017, e perdeu apenas uma, em 2009, face ao espanhol Rafael Nadal.

Ténis: Roger Federer está na final do Open da Austrália
Ténis: Roger Federer está na final do Open da Austrália
Ver artigo

Recordista de títulos em torneios do ‘Grand Slam’, Federer soma ainda um triunfo em Roland Garros (em cinco finais), oito em Wimbledon (em 11) e cinco no Open dos Estados Unidos (em sete).

A última vitória na relva de Wimbledon foi conquistada no ano passado, precisamente numa final com Cilic, que o helvético bateu por claros 6-3, 6-1 e 6-4.

Federer tem, aliás, um registo avassalador face ao croata, que bateu em nove dos 10 confrontos, sendo exceção a meia-final do Open dos Estados Unidos de 2014, edição que Cilic viria a conquistar, no seu único triunfo em torneios do ‘Grand Slam’.

A final de singulares masculinos do Open da Austrália realiza-se no domingo, a partir das 08:30 (em Lisboa).