Rui Machado cedeu hoje frente ao israelita Amir Weintraub e permitiu que Israel concluísse com uma vantagem de 2-0 o primeiro dia da segunda eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis, em Ramat Ashorn.

Machado iniciou o segundo encontro de singulares com a vitória no primeiro “set”, mas não conseguiu evitar que Weintraub fechasse o embate com os parciais de 5-7, 6-3, 6-1 e 7-5.

Israel ampliou para 2-0, depois de no primeiro encontro de hoje Frederico Gil ter consentido que Dudi Sela vencesse por 6-3, 6-4 e 6-4.

No sábado, o programa da eliminatória reserva um único encontro, o de pares, com Gastão Elias e João Sousa a enfrentarem os especialistas israelitas Jonathan Erlich e Andy Ram.

O vencedor da eliminatória entre Portugal e Israel, nações isentas na primeira ronda, garantirá um lugar entre as 16 seleções que vão disputar o "play-off" de acesso ao Grupo Mundial.

Na história de participações de Portugal na Taça Davis, desde 1925, apenas por uma vez a equipa portuguesa esteve perto de alcançar o Grupo Mundial, em 1994, no Porto.

Primeiro, Portugal, com José Vilela como "capitão", venceu Grã-Bretanha, por 4-1), mas Nuno Marques, João Cunha e Silva, Emanuel Couto e Bernardo Mota falharam a promoção no confronto com a Croácia, que triunfou por 4-0.