O tenista português Rui Machado foi eliminado hoje pelo espanhol Fernando Verdasco na primeira ronda do quadro principal de singulares do Open dos Estados Unidos, quarta e última prova do Grand Slam do ano.

Num encontro de uma hora e 40 minutos de duração, Rui Machado, 131.º na hierarquia mundial, cedeu frente a Fernando Verdasco, 26.º, em três partidas, pelos parciais de 6-1, 6-2 e 6-4.

Machado dispôs de vantagem de 3-0 na terceira partida, após quebra de serviço a Verdasco no segundo jogo, mas acabou por consentir a recuperação do finalista vencido do Estoril Open em 2010, permitindo-lhe que voltasse a concretizar um ponto de "break" no saque do português e fizesse o 5-4.

Foi a segunda vez que os dois tenistas ibéricos se encontraram no circuito profissional e no Open dos Estados Unidos.

Em 2008, na segunda ronda, Machado obrigou Verdasco a cinco partidas, que terminaram com os parciais de 6-7 (5-7), 7-6 (7-5), 6-4, 6-7 (5-7) e 6-0, após quatro horas.

O embate de hoje de Rui Machado com Verdasco marcou o regresso do português à competição, depois de ter sido eliminado pelo norte-americano Brian Baker na primeira ronda do quadro principal de singulares de Wimbledon, a 26 de junho.

Na edição deste ano do "major" norte-americano, Rui Machado foi o único português a integrar o quadro principal, com entrada direta.

Frederico Gil, João Sousa, Pedro Sousa, Gastão Elias, Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler (apenas as duas tenistas jogaram a segunda ronda) não ultrapassaram a fase de qualificação.

Com a participação deste ano no Open dos Estados Unidos, torneio em que o português tem como melhor resultado a segunda ronda em 2008, Rui Machado amealhou 10 pontos para a classificação mundial, em que é o terceiro luso mais bem cotado, logo depois de Gil e João Sousa.