Rui Machado, o único tenista português no quadro principal de singulares masculinos do Open dos Estados Unidos, vai defrontar o espanhol Fernando Verdasco na primeira ronda, com início na próxima segunda-feira.

O sorteio realizado hoje ditou a reedição o encontro de há quatro anos em Flushing Meadows entre Rui Machado e Fernando Verdasco, finalista vencido do Estoril em 2011.

Nessa edição de 2008 da prova norte-americana do Grand Slam, o então estreante Rui Machado foi afastado por Verdasco, após um despique de quatro horas de duração, que terminou com o triunfo do espanhol por 6-7 (5-7), 7-6 (7-5), 6-4, 6-7 (6-8) e 6-0.

Atualmente, Machado é o 131.º na classificação mundial e Verdasco posiciona-se em 26.º.

Machado, que não compete desde junho (foi eliminado na primeira ronda de Wimbledon) devido a lesão num joelho, tem como melhor resultado no Open dos Estados a segunda ronda em 2008, enquanto Verdasco atingiu os quartos de final em 2009 e 2010.

Este ano, os dois encontram-se na primeira metade do quadro, se um deles vencer os dois primeiros encontros, poderá encontrar na terceira ronda o suíço Roger Federer, caso o vice-campeão olímpico vença também nas duas eliminatórias iniciais.

Primeiro cabeça de série, Federer, número um mundial, começa o torneio com o norte-americano Donald Young, 80.º na classificação mundial, que alcançou a quarta ronda no ano passado.

Com Rafael Nadal ausente devido a lesão, Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, detentor do título, são os principais candidatos à vitória final em Flushing Meadows.

Federer é o recordista de 17 vitórias em provas do Grand Slam e venceu o Open dos Estados Unidos de 2004 a 2008.

Na parte de baixo do quadro principal, Novak Djokovic, segundo pré-designado, terá como primeiro oponente na defesa do título conquistado em 2011 o italiano Paolo Lorenzi, 69.º no Mundo, que se estreia no torneio norte-americano, de superfície rápida.

O número três do Mundo, o escocês Andy Murray, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres2012, começa com o norte-americano Alex Bogomolov, 73.º na hierarquia mundial, que jogou a terceira ronda em Flushing Meadows em 2011.

Nos quadro principal de femininos, a australiana Samantha Stosur (7.ª na tabela WTA), que surpreendeu com o triunfo no Open dos Estados Unidos no ano passado, inicia com a croata Petra Martic (65.ª).

A bielorrussa Victoria Azarenka, número um mundial, joga a primeira ronda com a russa Alexandra Panova (74.ª), enquanto a polaca Agnieszka Radwasnska, a segunda mais cotada no Mundo, enfrenta Nina Bratchikova (92.ª), também da Rússia.

As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler jogam hoje a presença entre as 16 tenistas que se apuram para o quadro principal de singulares.

Larcher de Brito discute com a ucraniana Elina Svitolina um lugar na terceira ronda e Koehler mede forças com a russa Alla Kudryavtseva.