O português Rui Machado subiu esta segunda-feira quatro posições na classificação mundial de ténis, em que ocupa agora o 68.º lugar, depois de ter participado no ATP Challenger Tour Final, em São Paulo.

Rui Machado, que se ficou pela fase de grupos, teve uma tendência contrária à de Frederico Gil, que não jogou durante a semana e desceu quatro posições (100.º), e de Gastão Elias, com uma queda de dois lugares (171.º), após competir em Montevideu.

Na elite do ténis mundial e numa semana de paragem, que antecedeu o início do Masters no domingo, não houve quaisquer alterações, com a definição desde a última atualização dos oito jogadores que competem em Londres.

Novak Djokovic (1.º), Rafael Nadal (2.º), Andy Murray (3.º), Roger Federer (4.º), David Ferrer (5.º), Jo-Wilfried Tsonga (6.º), Tomas Berdych (7.º) e Mardy Fish (8.º) são os “primeiros” do mundo.

Em femininos, as principais jogadoras já deram por terminada a época, num “ranking” cujo ano terminou com a liderança da dinamarquesa Caroline Wozniacki, e é nas categorias mais baixas que ainda se contabilizam pontos.

A tendência foi de descida para as jogadoras nacionais, com Michelle Brito – a portuguesa mais bem classificada – a descer uma posição (143.ª), Maria João Koehler duas (219.ª) e Magali de Lattre também uma (466.ª).