Stosur, quinta na classificação mundial, cedeu frente à holandesa Arantxa Rus, 72.ª, pelos parciais de 6-2, 0-6 e 6-4, em encontro de 01:49 horas de duração.

Campeã no Open dos Estados Unidos em 2011 e semifinalista na última edição de Roland Garros, Stosur, de 28 anos, não conseguiu ultrapassar Rus, de 21 anos, e garantir a presença na terceira ronda.

Em 10 anos de participações em Wimbledon, Stosur tem como melhor registo na relva natural de Wimbledon a terceira ronda em 2009.

«Este ano, odiei a relva um pouco menos que nos anos anteriores. É só um pouco desalentador, porque queria ter sucesso aqui. É um grande torneio. Todavia, adoro jogar em Wimbledon, ainda que, obviamente, não tenha feito o melhor torneio este ano», disse a australiana.

Samantha Stosur referiu que «o ténis é sempre uma luta» e observou: «Após ganhar um 'set' por 6-0, acreditas que, definitivamente, é o teu momento, porém, depois, tudo se desmorona rapidamente».

Por seu lado, Rus, que conquistou o título de juniores no Open da Austrália em 2008, afirmou que soube antes do encontro que a quinta favorita não gosta de atuar na relva natural.

«Antes do encontro, soube que ela não gosta de jogar na relva natural. Acreditei que podia ganhar», sublinhou Rus.