A participação portuguesa no Campeonato da Europa individual de ténis de mesa arranca na terça-feira, em Alicante, em Espanha, com Diogo Carvalho, Diogo Chen, João Geraldo, Célia Silva, Jieni Shao e Leila Oliveira na fase de grupos.

Portugal faz-se representar por uma seleção de nove atletas em Alicante, no Europeu que irá decorre até 23 de setembro, mas Marcos Freitas, Tiago Apolónia e Fu Yu têm entrada direta no mapa final, para o qual estão apurados os 32 cabeças de série.

Na última edição, realizada em Budapeste em 2016, a seleção nacional conquistou uma medalha de ouro (João Monteiro, pares mistos, que este ano não poderá defender o título por estar lesionado), de prata (Fu Yu, singulares femininos) e de bronze (João Geraldo e Tiago Apolónia em pares masculinos).

Diogo Chen, no grupo 4, terá como adversários, na terça-feira, o ucraniano Yaroslav Zhmudenko, o belga Florent Lambie e, na quarta-feira, Hallur Thorsteinsson, das ilhas Faroé.

No grupo 14, Diogo Carvalho vai defrontar o finlandês Alex Naumi e o grego Kalinikos Kreanga, na terça-feira, e o húngaro Bence Majoros, na quarta-feira.

João Geraldo, no grupo 15, inicia a sua participação frente a Federico Giardi, de San Marino, seguido do turco Batuhan Ulucak, na terça-feira, e o croata Frane Kojic, na quarta-feira.

No setor feminino, no grupo 2, Leila Oliveira defronta a búlgara Maria Yovkova e a macedónia Amelia Uce, na terça-feira, e no dia seguinte a ucraniana Tetyana Bilenko.

No grupo 5, Célia Silva defronta a romena Daniela Dodean Monteiro e a polaca Natalia Bajor, na terça-feira, e a eslovaca Natalia Bajo, na quarta-feira.

Jiene Shao, no 16, inicia a sua participação frente à eslovena Aleksandra Vovk e à sérvia Sabina Surjan, na terça-feira, e encerra o grupo, na quarta-feira, com a romena Adina Diaconu.