Medhi Tahiri, "capitão" de Marrocos, desvalorizou esta quarta-feira o "ranking" de João Sousa, recordando que não são as classificações que vão ganhar encontros na primeira eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis de ténis frente a Portugal.

"A nossa expectativa é lutar. Estamos confiantes, confio muito nos meus jogadores. Faremos melhor do que o nosso melhor. Estamos aqui para defender a nossa bandeira e no domingo terminaremos com honra", defendeu.

Medhi Tahiri e os seus jogadores sabem que Portugal tem um "bom jogador, que está no 'top-50'", mas estão pouco preocupados com a classificação de João Sousa, atual 52.º do mundo.

"A Taça Davis não é um 'ranking', um nome, são lutas. No 'court' vamos esquecer os rankings", prometeu.

O 'capitão' marroquino, que foi um dos jogadores que esteve na última eliminatória entre as duas seleções (Portugal ganhou por 3-2, em Marraquexe), mostrou-se agradado, ainda que surpreso com a escolha do Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Oeiras.

"É um piso bom, um pouco lento, mas tenho a certeza que, dia após dia, vai ficar mais rápido. Estávamos à espera de um ['court'] mais rápido, mas estamos a adaptar-nos bem", concluiu.

Lamine Ouahab, o número um de Marrocos e 330.º tenista mundial, destacou que o confronto com Portugal será interessante para a sua seleção.

"Sabemos que têm bons jogadores, não só o Sousa, mas também o Rui Machado. Vamos tentar ganhar, senão teríamos ficado em casa. Os ‘rankings’ são indiferentes, interessam apenas os encontros", argumentou.

Ouahab, que já jogou 17 eliminatórias da Taça Davis pelo seu país de origem, a Argélia, está mais do que motivado para a sua segunda presença na equipa marroquina.

"A minha mulher é marroquina e vivo em Marrocos há muitos anos. Era a minha segunda casa, agora é a primeira. É muito diferente voltar a ter estas sensações na Taça Davis e defender Marrocos", reconheceu.

Além de Ouahab, a seleção marroquina é integrada por Yassine Idmbarek (759.º), Mhedi Jdi (1049.º) e Younes Rachidi (1231.º).

A primeira eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis entre Portugal e Marrocos decorre entre sexta-feira e domingo, no CAR do Jamor, em Oeiras.

A seleção portuguesa, capitaneada por Nuno Marques, é composta por João Sousa (52.º), Rui Machado (256.º), Frederico Silva (272.º) e João Domingues (599.º).