A russa Maria Sharapova e a romena Simona Halep disputam no domingo a final feminina do Open de Madrid em ténis, depois de terem eliminado, respetivamente, a polaca Angieszka Radwanska e a checa Petra Kvitova.
Sharapova, finalista no ano passado, derrotou com facilidade Radwanska em dois "sets" (6-1 e 6-4), em uma hora e sete minutos. Já Halep cedeu o primeiro "set" contra Kvitova, campeã em 2011, antes de conseguir - em duas horas e 36 minutos - eliminar a tenista checa.
Nas duas vezes que se encontraram (Indian Wells e Pequim, em 2012, em piso rápido), a vitória sorriu sempre a Maria Sharapova, que nunca perdeu um set contra a romena Halep.
A separar as duas tenistas estão também vinte centímetros e 23 títulos (Sharapova, 1,88 metros e 30 troféus, contra os 1,68 metros de Halep, que tem sete títulos).
"Não esperava chegar à final", disse hoje Halep, que nas últimas três vezes que esteve em Madrid (torneio em piso de terra batida de categoria Premier, a mais importante a seguir aos Grand Slam) nunca passou da primeira ronda.
A tenista russa já esteve na final do ano passado, mas saiu derrotada pela norte-americana Serena Williams. E se a altura de Halep não impressiona, convém recordar que a siberiana não se deu bem com uma "baixinha" em Madrid: há três anos perdeu na terceira ronda contra a eslovaca Dominika Cibulkova (1,69 metros, apenas um centímetro mais alta que Halep).
"Sei que Halep está a jogar muito bem e na final de domingo será extremamente difícil ganhar-lhe", disse Sharapova, que ao chegar à final ascenderá ao oitavo lugar do ranking ATP e ao sétimo caso ganhe a partida.