O tenista russo Daniil Medvedev, campeão do Open dos Estados Unidos em 2021, eliminou o português Nuno Borges rumo aos quartos de final em Nova Iorque, onde vai defrontar o vencedor do duelo entre Jannik Sinner e Tommy Paul.

O número um nacional e 34.º do ranking ATP estreou-se no Arthur Ashe Stadium diante de Medvedev, quinto do mundo e especialista em pisos rápidos, que dominou o encontro dos oitavos de final do princípio ao fim, carimbando o acesso aos quartos de final pela quinta vez em seis anos com os parciais de 6-0, 6-1 e 6-3.

Depois das duas derrotas anteriores, no Open da Austrália e no torneio de Halle, o tenista maiato, segundo português a marcar presença nos oitavos de final do último ‘major’ da época, depois de João Sousa, não foi capaz de surpreender o moscovita e ao fim de uma hora e 51 minutos viu a sua caminhada em Flushing Meadows terminar.

Graças ao triunfo, Daniil Medvedev, vice-campeão do torneio nova-iorquino no ano passado e o jogador mais bem-sucedido em piso rápido desde 2018 com 268 vitórias, vai defrontar o vencedor do duelo entre o italiano Jannik Sinner, número um mundial, e o norte-americano Tommy Paul (14.º ATP).

No outro encontro masculino dos oitavos de final disputado na sessão diurna de hoje foi o jogador britânico Jack Draper (25.º ATP) a levar a melhor frente ao checo Tomas Machac (39.º ATP) em sucessivas partidas, decididas pelos parciais de 6-3, 6-1 e 6-2, ao fim de uma hora e 42 minutos.

Assegurada a estreia nos quartos de final de um torneio do Grand Slam, o jovem inglês, de 23 anos, fica a aguardar pelo desfecho do desafio entre os australianos Alex de Minaur (10.º ATP) e Jordan Thompson (32.º ATP) para conhecer o próximo adversário.

No quadro de singulares feminino, a jogadora da casa, Jessica Pegula, sexta colocada no ranking WTA, confirmou favoritismo diante da jovem russa Diana Shnaider, de 20 anos, por 6-4 e 6-2, garantindo a qualificação para o top-8 de um torneio do Grand Slam pela sétima vez na carreira.

Enquanto a experiente norte-americana, de 30 anos, fica a aguardar pela vencedora do embate entre a polaca Iga Swiatek, líder da hierarquia mundial, e a russa Liudmila Samsonova, a checa Karolina Muchova vai defrontar a brasileira Bia Haddad Maia, após a vitória desta sobre a dinamarquesa Caroline Wozniacki em três ‘sets’, por 6-2, 3-6 e 6-3.