Foi com um sorriso rasgado que Rui Machado abordou o seu triunfo na primeira ronda do Millennium Estoril Open 2015, às custas do 'favorito' João Sousa. Na conferência de imprensa que decorreu no Clube de Ténis do Estoril após o seu encontro (7-6 e 6-3), o tenista português realçou o facto de ter vencido um adversário que era colocado pela organização como uma das estrelas do torneio.

"Consigo jogar bem neste tipo de palcos. Consigo jogar o meu melhor ténis nestas condições. Estava tudo desenhado para o João Sousa, mas o fato também me servia a mim.", afirmou o tenista de 31 anos, cuja experiência aconselhou a ditar o ritmo no encontro: "Sabia que não interessava que ele crescesse no encontro. Acho que sou mais forte nos momentos importantes. Ele tem um físico muito forte. Fisicamente ele seria superior. Apesar das publicidades, avancei eu".

Confrontado com a existência de muitas máscaras com a cara de João Sousa nas bancadas do court - distribuídas pela organização -, Rui Machado garantiu que a fama não é para si uma preocupação. "Nunca me preocupou ser mais ou menos famoso. Sempre me senti bastante reconhecido e isso dá-me muito orgulho. Acho que não sou assim tão ‘low-profile. Consegui ganhar ao número um português. Consegui dar a volta a um resultado desfavorável no primeiro ‘set' e não deixei que ele controlasse o encontro", explicou.

Já sobre o embate da segunda ronda frente ao jovem croata Borna Coric, com apenas 18 anos e que já é um dos rostos desta edição do Estoril Open, o tenista luso relativizou a diferença de idades e e preferiu enfatizar o fator casa a seu favor. "Acho que é mais importante o facto de eu jogar em casa e estar confiante depois da vitória de hoje do que a própria experiência. É um jogador jovem mas que já tem alguma experiência. Não penso que seja por aí por onde agarrar. Quero jogar a um nível superior", rematou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.