Gastão Elias destoou hoje da jornada vitoriosa do ténis português no Lisboa Belém Open, caindo na primeira ronda do ‘challenger’ português e deixando a sorte nacional entregue a João Domingues, Frederico Silva e Gonçalo Oliveira.

Era o único dos portugueses claramente favorito na jornada de hoje e foi um dos dois a ser afastado logo na estreia: Gastão Elias, o quinto cabeça de série, deu uma pálida imagem de si mesmo, ao ser derrotado pelo jovem tenista belga Joris De Loore, por 7-6 (7-2) e 6-4.

“Faltaram-me dez quilos de músculo. Senti-me no encontro de um sub-14 contra um homem. Esta derrota deveu-se às condições. Estavam muito melhores para ele do que para mim. Em nenhum momento consegui fazer o que queria e ele, com aquela altura, com aquela força, parecia um homem a bater num menino”, desabafou um desolado número dois nacional.

Com a queda o 111.º jogador mundial e mais cotado dos tenistas portugueses presentes, a luta pelo número dois virtual do ‘ranking’ nacional está ao rubro, com João Domingues a avançar em passos largos para ameaçar o reinado de Elias – Pedro Sousa, o outro pretendente, viu os sucessivos atrasados de uma programação inexplicável atirarem o seu encontro com o sérvio Nikola Milojevic para quarta-feira de manhã.

O jovem de Oliveira de Azeméis, 180.º da hierarquia ATP, prosseguiu da melhor maneira a sua adaptação aos torneios ‘challengers’, impondo-se indiano Prajnesh Gunneswaran, com os parciais de 7-5 e 6-4, sendo o segundo português a avançar para a segunda ronda do novo ‘challenger’ lisboeta, depois de Gonçalo Oliveira (309.º).

O ‘wild card’ luso sobreviveu a um início desastrado e a um final de encontro nervoso, para derrotar o ‘qualifier’ equatoriano Gonzalo Escobar (457.º), pelos parciais de 1-6, 6-3 e 7-6 (7-5).

O último a juntar-se ao trio de vencedores foi Frederico Silva (378.º), que vindo de um triunfo no ‘future’ de Hammamet (Tunísia), não deu sinais de cansaço, no triunfo por 6-2 e 6-4, frente ao brasileiro Guillherme Clezar (269.º).

Numa jornada em que quatro dos primeiros cinco cabeças de série disseram adeus, Roberto Carballés Baena, sexto pré-designado, resolveu destoar tendo como carrasco o ‘convidado’ nacional André Gaspar Murta, que perdeu por 5-7, 6-2 e 6-2.

Mas o espanhol foi mesmo o único a sobreviver à razia de ‘estrelas’: o bósnio Damir Dzumhur, primeiro cabeça de série, caiu por 3-6, 6-3 e 6-4, frente ao ‘qualifier’ espanhol Daniel Muñoz De La Nava, o checo Adam Pavlasek, segundo pré-designado, foi eliminado pelo italiano Gianluigi Quinzi, pelos parciais de 6-1 e 6-3, e o colombiano Santiago Giraldo, quarto mais cotado, foi afastado por húngaro Attila Balazs, por duplo 6-3.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.