O tenista português João Sousa qualificou-se hoje para os quartos de final do torneio de Kitzbuhel, na Áustria, ao derrotar na segunda ronda o italiano Paolo Lorenzi, por 6-7 (5-7), 6-1 e 6-1.

O número um português, que ocupa o 62.º lugar do ‘ranking’ mundial, perdeu o primeiro 'set' e esteve em desvantagem no segundo, por 4-2, mas fechou a partida a seu favor ganhando os quatro jogos seguintes, incluindo dois 'breaks'.

O terceiro 'set' acabou por ser o mais desnivelado, e o mais rápido, uma vez que Lorenzi, 36.º da hierarquia e terceiro cabeça de série do torneio, apenas conseguiu vencer um dos seus jogos de serviço e cedeu os outros dois, antes de João Sousa encerrar o encontro com um jogo em 'branco', após duas horas e 27 minutos.

O vimaranense bateu Lorenzi pela terceira vez em outros tantos encontros e agora vai enfrentar o austríaco Gerald Melzer, 150.º jogador do mundo, que deixou pelo caminho o colombiano Santiago Giraldo.

Sousa e Melzer reencontram-se mais de um ano depois da vitória do português num confronto da Taça Davis, realizado em Guimarães.