A Universidade do Porto apurou-se hoje para os quartos de final do torneio de ténis por equipas masculinas dos Jogos Europeus Universitários, em Coimbra, enquanto a Universidade do Minho apurou-se para a mesma fase no andebol masculino.

Frente à Universidade alemã de Mainz, Manuel Almeida ganhou o primeiro jogo de singulares, antes de Bernardo Pires perder o segundo, mas a dupla levou a melhor no jogo de pares.

Nos ‘quartos’, a única equipa lusa ainda em prova neste torneio, após eliminações da Nova de Lisboa e de Coimbra, vai enfrentar a Universidade austríaca de Innsbruck e, em caso de vitória, garante pelo menos o bronze, atribuído às duas equipas derrotadas nas meias-finais.

No andebol masculino, o Minho, detentor de nove medalhas em provas europeias universitárias, continuou o bom caminho em busca de uma 10.ª, ao vencer por 32-20 a turca Yeditepe Uni, na terceira jornada do Grupo C.

Depois de duas vitórias e uma derrota, logo a abrir, os minhotos apuraram-se para os ‘quartos’, no qual vão estar as oito melhores equipas de entre três grupos, depois de fecharem a ‘poule’ em segundo lugar.

No terceiro dia de provas, e primeiro desde a cerimónia de abertura de domingo, arrancaram as provas de basquetebol 3x3 e de remo, esta última no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, rendendo várias vitórias em eliminatórias à Universidade do Porto (três), mas também à equipa ‘da casa’.

No 3x3 feminino, a Universidade de Aveiro bateu Coimbra por 13-10, enquanto o Porto triunfou sobre as croatas de Zadar por claros 14-5, vencendo ainda a Universidade Ohalo (17-10), de Israel, enquanto Aveiro foi bater os húngaros de Szechenyi István (12-10).

No quadro masculino, o saldo é mais negativo, com 11 derrotas em 11 jogos, para equipas das Universidades de Coimbra, Porto e Minho, além do Instituto Politécnico do Porto.

Na única final do dia, a Universidade de Estrasburgo, de França, levou a melhor sobre os britânicos de Nottingham, numa disputa que durou mais de três horas e só foi decidida no quinto e último jogo.

Depois de vitórias britânicas em singulares masculinos e femininos, o 2-0 ‘ameaçava’ os franceses, que recuperaram em duplas femininas e masculinas antes de vencerem o último jogo, de pares mistos, para conquistar o ouro.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até 28 de julho e traz 13 desportos diferentes a Coimbra, com a participação de cerca de 4.500 atletas – a sua maioria campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição, entre eles cerca de 450 portugueses -, de 295 universidades de 40 países.