Stanislas Wawrinka deu hoje o primeiro ponto à Suíça na final da Taça Davis em ténis, que está a decorrer em Lille, França, ao vencer o francês Jo-Wilfred Tsonga, por 6-1, 3-6, 6-3 e 6-2.

No Estádio Pierre Mauroy e na terra batida escolhida pelos anfitriões, Wawrinka, quarto do “ranking” mundial, conseguiu um importante triunfo para as cores suíças, que procuram o primeiro título da mais importante competição de seleções.

Ao fim de duas horas e 24 minutos, Stan festejou o triunfo sobre Tsonga, 12.º da hierarquia, num encontro em que conseguiu 61 “winners”, contra 39 do francês, que viu o seu serviço quebrado em cinco ocasiões e só conseguiu parar o saque do adversário uma vez.

Este triunfo retira alguma pressão a Roger Federer, segundo da hierarquia, que, no domingo, desistiu da final dos Campeonatos Finais da ATP devido a uma lesão nas costas e cuja presença na final da Taça Davis também esteve em dúvida.

No segundo encontro de singulares, o antigo número um mundial vai encontrar Gael Monfils, 19.º do “ranking”, a partir das 15:55.