O tenista suíço Stanislas Wawrinka subiu esta segunda-feira ao terceiro lugar da classificação mundial, com uma progressão de cinco posições, depois de vencer o Open da Austrália.
Stanislas Wawrinka venceu o primeiro torneio do Grand Slam da sua carreira, derrotando na final o líder mundial, o espanhol Rafael Nadal por 6-3, 6-2, 3-6 e 6-3, em duas horas e 24 minutos de jogo.
O tenista maiorquino permanece na frente da classificação, seguido do sérvio Novak Djokovic, que foi eliminado nos quartos-de-final por Wawrinka.
Já o suíço Roger Federer, derrotado nas meias-finais por Nadal, caiu duas posições no “ranking” e é agora oitavo classificado.
O espanhol David Ferrer e o escocês Andy Murray, eliminados nos “quartos”, também sofreram as consequências e caíram dois postos, para o quinto e sexto, respetivamente, enquanto o argentino Del Potro subiu à quarta posição.
A maior progressão na tabela aconteceu com o francês Stéphane Robert, um “lucky loser” que chegou aos oitavos-de-final e que ganhou 41 posições, situando-se no 78.º lugar da classificação.
Entre os tenistas portugueses, João Sousa continua a ser o melhor, ocupando o 51.º lugar, e é o único no top-100.
Em femininos, a chinesa Na Li subiu ao terceiro posto também pela sua vitória em Melbourne, onde bateu na final a eslovaca Dominika Cibulkova – que ascendeu ao 13.º lugar – por 7-6 (7-3) e 6-0.
Na Li, que tinha sido derrotada na final em 2011 e 2013, conseguiu finalmente vencer em Melbourne, e aos 31 anos e 334 dias tornou-se a mais velha campeã da prova na era Open (desde 1968).
A classificação mundial feminina continua a ser liderada, com grande diferença, pela norte-americana Serena Williams (13 mil pontos), eliminada na quarta ronda pela sérvia Ana Ivanovic, enquanto a russa Victoria Azarenka (6.581) é segunda.
Michelle Larcher de Brito é a melhor portuguesa na hierarquia mundial, ocupando o 121.º lugar, mas com uma queda de seis posições.