O suíço Roger Federer, a norte-americana Serena Williams e a australiana Ashleigh Barty acederam hoje facilmente aos oitavos de final do US Open em ténis, quarto 'major' da temporada, num dia em que Kei Nishikori foi eliminado.

Depois de ceder um 'set' em cada um dos dois encontros anteriores, Roger Federer, número cinco mundial, ganhou hoje o duelo com o britânico Daniel Evans em três rápidos parciais, por 6-2, 6-2 e 6-1, em uma hora e 20 minutos.

A jogar a um nível superior ao evidenciado até à terceira jornada, Roger Federer concretizou sete 'break points', 48 'winners', incluindo 10 'ases', e apenas 19 erros não forçados, face ao único 'break' assinado por Evans, sete pontos ganhantes e 14 erros não forçados do adversário, jogador que ocupa o 58.º lugar no 'ranking' ATP.

"[O que mudou?] Às vezes temos de confiar na nossa equipa, no aquecimento e nas coisas que fazemos sempre. Talvez o Danny não estivesse tão bem hoje, ele jogou ontem, por isso talvez tenha sido uma pequena vantagem para mim. Mas fui capaz de jogar um ténis bonito hoje", explicou o suíço, ainda em pleno Arthur Ashe Stadium.

Consumado o triunfo diante Daniel Evans, que regressou ao circuito em abril de 2018, após um ano de suspensão, por acusar cocaína num controlo antidoping, o pentacampeão do US Open (2004-2008) alcançou os oitavos de final em Flushing Meadows pelo 18.º ano consecutivo.

O próximo duelo do detentor de 20 títulos do 'Grand Slam' será com o belga David Goffin (15.º ATP), que bateu numa intensa 'batalha' o espanhol Pablo Carreño Busta, por renhidos 7-6 (7-5), 7-6 (11-9) e 7-5, em três horas e 14 minutos.

Ao contrário de Roger Federer, o japonês Kei Nishikori não resistiu ao desafio com o jovem australiano Alex de Minaur, de 20 anos, que assegurou pela primeira vez na carreira a presença entre os 16 finalistas em Nova Iorque.

Face os 60 erros não forçados e 36 'winners' do nipónico e número sete ATP, Alex De Minaur registou 26 pontos ganhantes e 29 erros não forçados para, com oito 'breaks', conquistar a vitória em três 'sets', com parciais de 6-2, 6-4 e 6-2, e marcar encontro com o vencedor do embate entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o polaco Kamil Majchrzak.

Na prova feminina, Serena Williams não deu qualquer hipótese à checa Karolina Muchova de sonhar com a continuidade em prova.

A norte-americana e número oito mundial, detentora de 23 títulos do 'Grand Slam', seis dos quais conquistados em Flushing Meadows, 'despachou' a adversária (44.ª colocada no 'ranking' WTA) em uma hora e 15 minutos, por 6-3 e 6-2.

À semelhança de Serena Williams, que vai defrontar agora a croata Petra Martic (22.ª WTA), a australiana Ashleigh Barty também assegurou a qualificação para os oitavos de final, ao eliminar a grega Maria Sakkari, por 7-5 e 6-3. A próxima adversária da número dois mundial sairá do duelo entre a francesa Fiona Ferro e a chinesa Qiang Wang.

Já a checa Karolina Pliskova, terceira classificada na hierarquia WTA, precisou de três partidas para alcançar o apuramento para a segunda semana do US Open, ao eliminar a tunisina Ons Jabeur, por 6-1, 4-6 e 6-4. A britânica Johanna Konta é a adversária que se segue.