Nuno Borges está pela primeira vez na sua carreira nos oitavos de final do US Open, depois de esta temporada ter já atingido também a mesma fase da prova no Open da Austrália deste ano.

O melhor tenista português da atualidade, atual número 34 do ranking ATP, teve de suar frente ao jovem prodígio checo Jakub Mensik, salvou três matchpoints no 4.º set, mas no 5.º e decisivo parcial Nuno Borges não deu hipóteses e venceu por 6-0.

Borges começou por perder o 1.º set no tiebreak, venceu depois o 2.º por 6-1, mas viu-se novamente em desvantagem ao perder o 3.º parcial por 6-3. Depois, no 4.º set chegou a estar a perder por 5-2, com Mensik a beneficiar de três pontos consecutivos para fechar o encontro, todos salvos pelo português, que acabou por vencer esse set no tie break.

Depois, no 5.º set, Borges mostrou-se claramente mais forte do que o adversário quer a nível físico, quer a nível mental, e não deu quaisquer hipóteses, não perdendo qualquer jogo e seguindo em frente para os oitavos de final com os parciais de 6-7, 6-1, 3-6, 7-6 e 6-0, ao fim de 3 hora e 48 minutos de jogo.

Nos oitavos de final, Nuno Borges vai agora defrontar o vencedor do embate entre Flavio Cobolli e Daniil Medvedev, curiosamente o seu carrasco no Australian Open.