O tenista suíço Stanislas Wawrinka adiou hoje o sonho do ‘Grand Slam’ de carreira do sérvio Novak Djokovic, número um mundial, ao tornar-se no mais velho vencedor de Roland Garros nos últimos 25 anos.

Aos 30 anos, Wawrinka, oitavo cabeça de série, juntou o título parisiense ao conquistado no Open da Austrália em 2014, ao bater Djokovic, por 4-6, 6-4, 6-3, 6-4, ao fim de três horas e 12 minutos.

“É realmente difícil de acreditar, mas finalmente aconteceu. Foi o encontro da minha vida. Mas ‘bravo’ Novak, é um grande desafio, o maior que se pode enfrentar. É um momento especial para mim”, disse o suíço, que conseguiu 60 ‘winners’ ao longo do encontro.

Wawrinka, que conseguiu o quarto triunfo em 21 encontros com Djokovic, tornou-se no mais velho vencedor do troféu dos mosqueteiros desde 1990, quando o equatoriano Andres Gomez também com 30 anos venceu a prova.

Novak Djokovic procurava tornar-se no oitavo tenista a completar o ‘Grand Slam’ de carreira, mas continua a não conseguir juntar Roland Garros aos títulos em Open da Austrália, Wimbledon e Open dos Estados Unidos.

“É difícil para mim falar neste momento. Gostava de dizer bom trabalho ao Stan. Ele tem um grande coração e tenho todo o respeito por ele. É um justo vencedor. Mas gostava de dizer que voltarei no próximo ano e vou tentar de novo”, referiu um emocionado ‘Nole’ depois de receber o troféu para o finalista vencido.

Para Djokovic esta foi apenas a terceira derrota em 44 encontros esta temporada e a terceira final perdida nos últimos quatro anos, sendo que as duas últimas tinham sido frente ao espanhol Rafael Nadal.

Wawrinka, que venceu as duas finais de ‘majors’ que disputou, eliminou, entre outros, na sua caminhada para o encontro decisivo o compatriota Roger Federer, número dois mundial, e os franceses Giles Simon, 12.º cabeça de série, e Jo-Wilfred Tsonga, 14.º.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.