O mar de Cascais vai voltar a receber, em setembro, mais uma prova de vela, desta vez do circuito internacional da nova classe de multiascos MOD70, que vai ainda passar por Lisboa, Porto e Lagos.

Numa conferência de imprensa organizada hoje pelo Clube Naval de Cascais, ficou a saber-se que o concelho volta a estar incluído nas rotas dos principais circuitos de vela, desta vez para sediar uma escala do MOD70.

Já com cinco equipas confirmadas, os veleiros vão estar em Cascais de 12 a 20 de setembro, sendo que está ainda incluída uma ida ao Porto e a Lagos, bem como uma passagem por Lisboa.

Para o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, trata-se de mais uma oportunidade de promover o concelho, que se quer reafirmar como capital da vela.

«Cascais já se afirmou como capital da vela e isso prova-se pelas vezes que somos procurados para receber etapas. Nesta etapa vão estar aqui veleiros de grande modernidade e tecnologia ao mesmo tempo que continuam os veleiros antigos, portanto, a prova vale, quanto mais não seja, pela imagem do património de Cascais», afirmou à agência Lusa.

O autarca rejeitou ainda qualquer competição entre Cascais e Lisboa para ver quem acolhe mais provas de vela, já que a capital promoveu há cerca de duas semanas a Volvo Ocean Race.

«Nós só temos é de ser complementares uns aos outros, não vale a pena haver disputa porque isso só prejudica. Quanto mais Lisboa tiver melhor nos eventos náuticos, melhor também Cascais está. Não há nenhuma rivalidade», assegurou o autarca.

Os veleiros da Krey Ocean Race irão cumprir uma rota de quase 3000 milhas desde Nova Iorque (Estados Unidos) a Brest (França).

Ao comando dos trimarãs da classe MOD70 estarão alguns dos maiores nomes da vela, como Michel Desjoyeaux, Sebastien Josse, Sidney Gavinet, Steve Ravussin e Yann Guichard.

Os novos veleiros trimarãs MultiOneDesign (MOD) têm 21,2 metros de comprimento, 16,8 metros de largura, calado de 4,5 metros e uma área vélica de 310 metros quadrados, à bolina, e mais de 409 metros quadrados à popa.