Álvaro Marinho e Miguel Nunes, que na véspera asseguraram o seu apuramento para a classe 470 dos Jogos Olímpicos, estiveram esta quarta-feira de novo em grande plano em Hyeres, com dois segundos lugares e subida ao quinto lugar da geral.

No quarto dia da Semana Olímpica de Hyères, sul de França, a dupla portuguesa reforçou o objetivo de se apurar para a "medal race" de sexta-feira, reservado aos dez primeiros da classificação geral.

«Hoje foi um dia perfeito para nós! Estivemos muito seguros das opções táticas que tomámos e a estratégia montada para as duas regatas foi perfeita. Estivemos muito perto de poder ganhar as duas regatas», disse Marinho, "skipper" que em Londres fará a sua quarta participação olímpica consecutiva, sempre com Nunes e tendo como melhor o quinto lugar de Sydney2000.

Quinta-feira terão lugar as duas últimas regatas da "frota de ouro", após o que os dez primeiros disputam as medalhas na sexta-feira. Marinho e Nunes estão a 12 pontos apenas dos australianos Mathew Belcher e Malcom Page, que lideram.

Também em 470, António Matos Rosa e Ricardo Schedel estão em 44.º, na frota de prata, hoje com um quarto e um 12.º lugares.

No Laser, as coisas não estão a correr bem a Gustavo Lima - ainda não apurado para os Jogos Olímpicos - com um 32.º e um 33.º lugar (que descartou). Na geral, é 35.º, enquanto na mesma classe Rui Silveira (com 11.º e 13.º no dia) subiu a 61.º.

Na classe de 49er, Jorge Lima e José Costa estão em 20.º lugar e, no "Match Racing", Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves são as penúltimas, com duas vitórias.

A vela portuguesa já garantiu a presença em sete classes em Londres2012 - RS:X masculinos e femininos, Laser Radial, Star, 49er, 470 masculinos e “match racing” - mas poderá ainda conseguir a qualificação numa oitava, Laser Sandard.