Os veleiros doTeam Angola Cables continuam a preparação visando a participação, em janeiro de 2014, na maior regata a sul do oceano atlântico, denominado “Cape to Rio”, na África do Sul e Brasil.

Constituída por duas embarcações (Bavaria 55), designadamente Mussulo III e Bille, a representação angolana competirá na prova, que parte da Cidade  do Cabo e Rio de Janeiro, com o lema: “Unidos vamos longe”.

O veleiro Bille, comandada pelo capitão Tita, chegou domingo a Luanda, proveniente de Portugal, onde se havia deslocado a 18 de setembro último, fazendo ainda parte da mesma equipa os tripulantes olímpicos Luvambo, Jorge Teixeira e Jean Pierre.                      

Já o Mussulo III, dirigido por José Pereira Caldas, venceu recentemente na preparação a mais famosa regata brasileira “Refeno”, com percurso 300 milhas náuticas (cerca de 545 Kms), entre Recife e Fernando de Noronha.

A nível interno o Bille terá ainda participação na regata “Troféu Angola Cables”, no dia 2 de novembro, na capital do país, também de divulgação da presença nacional no Cape to Rio2014.  

O Bille e o Mussulo III, barcos com 55 pés, 16.16 metros de comprimentos e um mastro de 23 metros partem a 4 de janeiro da Cidade do Cabo para o Rio de Janeiro.  

A Cape to Rio é uma tradicional regata existente desde 1971, partindo sempre da cidade sul-africana. Teve vários portos de chegada, como as cidades de Salvador e Puntadel Leste.

Em 2014, o destino será o Rio de Janeiro, depois de cerca 3600 milhas náuticos e aproximadamente 12 a 15 dias de viagem pelo oceano, feita por mais de 30 países, em 200 barcos. A representação nacional é patrocinada pela Angola Cables, proprietária e operadora de cabos submarinos de telecomunicações.