Alguns dos melhores skippers do mundo, como James Spithill, vencedor da America's Cup, Ian Williams, Ben Ainslie, Dean Barker ou Peter Holmberg vão estar no Tróia Portugal Match Cup, que decorre entre hoje e domingo no estuário do Sado.

«Trata-se de uma oportunidade para ver em ação alguns dos melhores atletas desta modalidade da vela, mas também uma forma de promover o destino turístico de Tróia», disse à agência Lusa o diretor-geral do Troiaresort, João Madeira.

A prova, organizada pelo Troiaresort em parceria com o Turismo de Alentejo e uma empresa privada, enquadra-se na estratégia promocional do litoral alentejano, através da realização de eventos, em que se incluem provas desportivas como o Tróia Portugal Match Cup.

«Organizamos estes eventos fora da época alta porque necessitamos de turismo durante todo o ano. E estes eventos têm a característica de atrair pessoas para Tróia, quer pessoas ligadas à vela, quer pessoas que gostam de assistir a este tipo de espetáculos no estuário do Sado», disse João Madeira.

«São iniciativas que dão notoriedade a Tróia e ao litoral alentejano», acrescentou o diretor-geral do Troiaresort.

As regatas do Tróia Portugal Match Cup proporcionam um espetáculo competitivo, dado que todos o participantes concorrem com embarcações idênticas.

O dia de hoje está reservado para os treinos, mas as regatas começam já na sexta-feira e só terminam no domingo, com a realização das meias-finais e da final do Tróia Portugal Match Cup.