A equipa SAIL Portugal - Visit Madeira estreou-se hoje com o quinto lugar na primeira regata da etapa do Funchal da Extreme Sailing Series, que junta sete embarcações.

“É complicado com estas condições. Houve muito pouco vento e o pouco que houve na baía foi muito inconstante. Mas temos tido uma boa evolução. Só esperamos mais vento”, disse Gil Conde, responsável da equipa técnica.

Devido ao pouco vento, as regatas foram suspensas pelas 16:00, pelo que apenas se realizou uma.

Na única regada disputada, triunfo da Red Bull Sailing Team da Áustria, seguida pelos suíços da Alinghi e pelos dinamarqueses da SAP Extreme Sailing Team, enquanto a Oman Air, que lidera o campeonato, foi quarto.

“Uma regata difícil, com condições bastante instáveis. Acabamos por largar praticamente em último, depois recuperamos bastante na segunda bolina e acabamos a regata em quinto, a poucos centímetros do quarto, um resultado um pouco agridoce, ainda assim positivo. A partir daí o vento caiu totalmente e deixou de ser possível fazer regatas”, lamentou Luís Brito, proa da equipa lusa.

Depois de competir na Madeira até domingo, as Extreme Sailing Series viajam para Lisboa, para a sétima prova, de 06 a 09 de outubro, num campeonato que tem apenas mais uma prova, na Austrália, de 08 a 11 de dezembro.