A Volvo Ocean Race vai contar com um novo modelo de embarcação nas próximas duas edições da maior competição de vela do Mundo.

O diretor da competição, Knut Frostad, anunciou já ontem algumas informações em Lorient (França), salientando as vantagens do design único que as embarcações passarão a ter no futuro.

«O novo design é de tirar o fôlego. O contrato para construção de pelo menos oito iates levará a Volvo Ocean Race a entrar numa nova e emocionante era», disse Frostad, acrescentando que esta medida permite uma redução de custos para a organização de uma corrida competitiva. É de sublinhar que os barcos terão, sensivelmente, menos 1,5 metros do que os atuais, mas irão manter praticamente intacta a sua velocidade.

Os novos barcos serão projetados pelo Farr Yacht Design, uma empresa sedeada nos Estados Unidos, e construídos por um consórcio líder de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O projeto terá início em julho e o primeiro iate de corrida será construído até junho de 2013, quase um ano antes do início da 12ª edição da Volvo Ocean Race. A nova classe de iates partirá de Alicante na Espanha já no segundo semestre de 2014.